
Não tome qualquer remédio ou faça radiografias sem orientação médica. Comece a consumir mais alimentos ricos em ácido fólico, como feijão, grão-de-bico, lentilha, espinafre, brócolis, couve-flor, repolho cru, cenoura, fígado, levedo de cerveja, pão integral, laranja e banana. Ajudam a prevenir anomalias cardíacas, malformações e alterações congênitas.
>> Intestino preguiçoso?
Abuse de alimentos como germe de trigo, mamão, ameixa, aveia e fibrosos em geral. Beba, pelo menos, dois litros de líquido por dia, entre sucos, vitaminas e água. Ajuda a evitar os inchaços nos dedos e tornozelos, causados pelo mau funcionamento dos rins.
Aumente o consumo de fígado, ovos, trigo integral, ameixa, uva e vegetais verdes. Seu corpo está precisando de alimentos ricos em ferro. Contra as cãibras, estenda a perna, flexione o tornozelo e os dedos dos pés para cima, em direção ao joelho. Comece a preparar os seios para a amamentação. Ao se enxugar, depois do banho, friccione os mamilos com a toalha: fortalece a pele e evita rachaduras nos bicos. Sol direto, sempre que possível, também ajuda.
Os exercícios físicos são importantíssimos para o bem-estar geral e vão ajudar muito no momento do parto. Dê preferência à caminhada, natação, hidroginástica, ioga e tai-chi-chuan.
Converse com seu companheiro sobre a vida sexual. Juntos vocês encontrarão a freqüência e as posições mais indicadas para estes meses tão especiais.
Capriche no guarda-roupa e nos cuidados com a aparência. Sentir-se bem e bonita é fundamental neste momento de tantas transformações.
>> Atenção à forma!
Nada de exagerar nos doces, condimentos, nas massas e no sal, mesmo quando a vontade parecer incontrolável.
Não é hora de ficar gripada ou de contrair qualquer tipo de vírus. Evite choques térmicos, correntes de ar e ambientes fechados, com muita gente e fumaça.
Nem pensar em diminuir a quantidade de líquidos para fazer menos xixi. Evite, também, prender, quando sentir vontade. De agora em diante, lembre de levar lenços de papel na bolsa, para as possíveis emergências.
Aumente o consumo de cálcio, que fortalece os ossos e dentes, seus e do bebê.
Contra os inchaçosTodas as noites, antes de dormir, mergulhe os pés em uma bacia de água quente com sal grosso. O alívio é imediato.
Deitar virada para o lado esquerdo melhora a circulação e a respiração. Experimente colocar um travesseiro extra para servir de apoio.
Converse com seu médico sobre o tipo de anestesia que ele vai utilizar e esclareça antecedentes de reações alérgicas seus e da família a qualquer medicamento.Mantenha por perto e ao alcance de todos os telefones do obstetra e da maternidade. Descubra, também, quanto tempo você leva de casa até lá.
Um banho morno, de preferência de banheira, e um chazinho de camomila, antes de deitar, ajudam a relaxar e a dormir melhor.
>> Beleza e saúde da gestante
É recomendado:
- Limpeza de pele: ajuda a combater a oleosidade e a controlar acne e cravos.
- Drenagem linfática: alivia inchaços e evita a retenção de líquidos.
- Esfoliação: elimina as células mortas
- Hidratantes potentes: cremes à base de óleo de uva ou de amêndoa, uréia e manteiga de cacau deixam a pele com mais elasticidade.
- Hidrate a pele da barriga, dos seios, das coxas e do bumbum para prevenir a formação de estrias. E não saia de casa sem passar protetor solar: na gravidez, sua pele fica mais sujeita ao aparecimento de sardas e manchas escuras.
Não é recomendado:
- Peelings com ácidos: os derivados da vitamina A provocam malformações no feto.
- Alisamentos ou relaxamentos: são usadas substâncias tóxicas que prejudicam o bebê.
- Mesoterapia: substâncias injetáveis caem na corrente sanguínea e não se conhecem os efeitos para o feto.
- Tratar manchas: clareadores também fazem mal ao nenê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário