
O TAMANHO DAS PESSOAS
SHAKESPERE
"Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.
É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor.
Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você. É pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.
Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês. Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.
Uma atitude pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão, e, ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande..... É a sua sensibilidade sem tamanho..."
Existem pessoas que quando entram em nossas vidas, chegam pra mudar tudo e pra nos apresentar outros ângulos de observação, e quando olho com mais calma, vejo o quão profunda é a arte de amar e ser amado, num relacionamento claro e transparente chamado AMIZADE.
Não existem melhores ou piores amigos, mas sim, momentos oportunos para expressarmos companheirismo e amor às pessoas. Quando permito que um desses momentos passe por mim e eu nada faço, torno-me o pior amigo de alguém naquele exato momento. Alguém que precisava de mim, alguém que contava comigo, alguém que esperava uma palavra minha. Alguém que buscava em mim um olhar de amor.
Quando me torno grande? Quando deixo de olhar pra mim e olho ao lado e num momento único consigo contemplar a alegria e a glória de ter um amigo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário